Seja para curtir os dias de folia e aproveitar o feriado com os amigos nas festas, tirar um tempo de lazer com a família, ou, quem sabe, curtir um tempo sozinho para meditar ou se aventurar, viajar no carnaval é sempre proveitoso. Mas, é necessário não esquecer alguns cuidados básicos de segurança com a sua casa antes de fazer as malas e pegar a estrada. A dica vale tanto para quem mora em casa como quem mora em apartamento. Medidas simples como verificar a tranca da porta e desligar o telefone e o gás são saídas para evitar roubos, furtos, acidentes, incêndios e danos elétricos. Com essas e outras dicas você evita prejuízos, fazendo com que sua alegria não se transforme em dor de cabeça na Quarta-feira de Cinzas.
Feche os registros de água e de gás encanado
Essa dica é fundamental, pois, dessa forma, você garante que não ocorrerá possíveis vazamentos que talvez nem estivesse notando em sua saída, evitando prejuízos na volta. Verifique a saída de gás de fogões e aquecedores e confira em todas as torneiras e chuveiros que não há nenhum vazamento. Feche os registros e até mesmo a caixa de luz, se a geladeira estiver vazia.
Desconecte os aparelhos elétricos da tomada
Desconecte fogão elétrico, micro-ondas, televisão, aparelhos de som e tudo que possa estar conectado a tomada, caso ocorra um problema elétrico no seu prédio ou casa, seus aparelhos serão poupados. Uma possível chuva com relâmpagos também pode ser suficiente para queimar todos os equipamentos, ou ainda, um simples aquecimento ou um fio “meio descascado” pode causar um curto-circuito que pode queimar e destruir não apenas o equipamento, mas tudo o que estiver em volta.
Tranque bem portas e janelas
Lembre-se de conferir se as portas, portões e janelas estão bem trancadas, não deixe nada aberto para não facilitar a entrada de estranhos. Além do uso de cadeados e chaves, algumas dicas ajudam a aumentar a proteção. Em portas e janelas que correm sobre trilhos, use peças de madeira que impeçam seu deslize, isso dificulta o acesso. Tranque também as portas de dentro de casa, as invasões mais frequentes acontecem pelos acessos dos fundos da casa.
Suspenda a entrega de jornais e revistas
Pilhas de jornais e revistas acumulando no quintal, na porta da sua casa ou na sua caixa de correio mostra que a casa não é frequentada há um tempo. Por isso, suspenda a entrega, além de deixar de receber publicações que não irá ler, as editoras geralmente trocam os exemplares não entregues por outros ao final da sua assinatura. Programe com antecedência a interrupção da entrega de jornal. Isso evita desperdício e também disfarça a sua saída.
Seja discreto e conte com um amigo
Evite comunicar a muitas pessoas que não estará em casa. Essa regra também vale para as redes sociais, expor muito sobre o seu paradeiro pode incitar ações de criminosos durante seu período de ausência. Informe sobre seus planos de viagem apenas para pessoas de confiança, aproveite e peça para algum amigo próximo ou alguém da família para ir a sua casa verificar se está tudo sob controle, recolher suas correspondências e regar as água nas plantas. Muitas correspondências e flores murchas podem dar uma sensação de “abandono” à casa. Caso você more em condomínio, peça ao porteiro para deixar as correspondências em um lugar seguro até o seu retorno.
Alarmes sonoros ou luminosos
Se você possui algum tipo de equipamento instalado, deixa informado para quem estiver cuidando da sua residência e para vizinhos próximos, para que possam reconhecer quando o equipamento for disparado e, se necessário, acionar a polícia. Por precaução, desligue também a campainha e o telefone, isso evita que percebam que não há pessoas em casa.
Essas dicas podem parecer excesso de zelo, mas são cuidados básicos que podem fazer toda a diferença para garantir um retorno tranquilo e sem prejuízos na volta para casa.
- Artigo Anterior O momento é agora! Compre sua casa própria no início do ano!
- Próximo Artigo Inovação no Mercado Imobiliário: Conheça o Tostes ON!