Ter uma piscina é o sonho de muitos que compram um lote em um condomínio ou um terreno para construir sua casa de campo ou de praia. Na hora de tornar real esse projeto, surgem dúvidas sobre qual é o melhor tipo de piscina, já que existem diferentes modelos.
 
A escolha deve ser feita de acordo com a longevidade que você espera que a piscina tenha. Veja as diferenças entre as piscinas de vinil, fibra e azulejo.

Piscina de Vinil

Tem baixo custo, é bonita e é a que mais se vende atualmente. As desvantagens são que ela é mais frágil e tem um tempo de vida útil curto. Em média, com a exposição ao sol aos produtos para tratamento da água, a piscina dura entre nove e dez anos. Uma piscina de 6m x 3m custa cerca de R$ 9 mil, só o vinil.

Piscina de Fibra

Ela é toda de fibra de vidro, como se fosse uma caixa d´água grande. Este modelo é melhor que o de vinil, mas é difícil transportar devido ao tamanho.
Esse material também pode deformar quando a piscina for esvaziada. Outro ponto negativo é que a borda é muito lisa e se torna escorregadia. Com a exposição ao sol e aos produtos para tratar a água, ela também pode ressecar. O tempo de vida útil dela é de aproximadamente 15 anos.

Piscina de azulejo

Ela é 35% mais cara que a de vinil, porém é a mais recomendada em termos de durabilidade. A grande vantagem é que pode retirar a água, escovar e tratar a piscina, sem afetar a longevidade.
 
Texto adaptado: Zap Imóveis