Três caixotes com diversas frutas para uso da empresa Redeplan

Como incentivar os colaboradores a ter uma alimentação mais saudável

Os desafios de manter uma alimentação saudável na empresa são muitos, a gente sabe. Temos muitos “sabotadores”: o fast food, o lanchinho rápido, os biscoitos nada saudáveis…

Mas que tal chegar no trabalho e ter frutas, de graça? Se não deu tempo de tomar café, tudo bem. Nada de correr para o biscoito. Na empresa tem banana, maçã, goiaba, pera, mexerica, entre outras frutas. Ou mesmo na hora daquela fome durante a tarde, a praticidade de poder garantir aquele lanchinho saudável. Frutas na empresa tem feito o maior sucesso!

Manter um ambiente de trabalho saudável envolve muitas boas práticas, e colaborar para uma alimentação mais equilibrada é uma delas.

Frutas para os funcionários

Pensando nisso, a Redeplan, em Volta Redonda e Barra Mansa, decidiu investir em frutas à vontade para motivar os funcionários. Num espaço montado na cozinha, os funcionários têm livre acesso a diversas frutas, a qualquer hora do dia. A proposta fez muito sucesso entre os colaboradores, que já começam a investir nos novos hábitos. No lugar de um biscoito, uma maçã. O objetivo é, além de estimular uma alimentação saudável, fazer com a equipe tenha mais disposição e qualidade de vida.

“Achei a ideia sensacional para incentivar o pessoal a comer menos besteira, ser mais saudável. Valeu muito a pena e a empresa está de parabéns pela iniciativa! ”, afirmou Giselle Mascarenhas, coordenadora de vendas da Redeplan.

Reforce a importância de cuidar da alimentação

A principal ação precisa ser a conscientização da importância de uma boa alimentação. Demonstrar que a empresa se preocupa realmente com a saúde dos funcionários faz com que a campanha tenha sucesso. Afinal, os benefícios se estendem a vida profissional e pessoal do funcionário. Por exemplo:

Benefícios das frutas no ambiente corporativo

– Melhora a saúde da equipe

– Promove um ambiente saudável e energético

– Aumenta a produtividade e comprometimento

– Melhora do humor e da disposição

– Reforço do sistema imunológico, afastando doenças eventuais como gripes e resfriados

– Redução da sensação de cansaço constante

– Diminuição do risco de doenças crônicas, como diabetes e obesidade

– Aumento da capacidade de concentração e criatividade

Pesquisas mostram que funcionários pouco saudáveis, produzem menos.

Um estudo recente da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA) constatou que uma alimentação pouco saudável está associada a comportamentos negativos no desempenho do trabalho.

Por exemplo, hábitos alimentares ruins estão ligados à menor disposição das pessoas para auxiliar os colegas a realizarem tarefas, mesmo que não sejam de sua responsabilidade.

Outra pesquisa, de 2011, da empresa CPH Health, do segmento de saúde corporativa, revelou que 45% dos funcionários de companhias brasileiras estão acima do peso ou obesos, 48% tem nível de ansiedade elevado e 76% praticam atividade física insuficiente.

Por fim, segundo a Organização Mundial da Saúde, 20% dos funcionários podem elevar a sua produtividade seguindo uma alimentação saudável.

Menos biscoitos e fast food, mais frutas e disposição.

A campanha, que começou este mês, já trouxe resultados. Mais disposição, produtividade e animação para começar aquela dieta que estava abandonada há algum tempo.

A opção foi por frutas práticas, que podem ser descascadas facilmente, justamente para facilitar e incentivar o time a mudar os hábitos alimentares. Além disso, a própria equipe pode “repor” a frutaria, colocando nos caixotes outras frutas.

Aos poucos, a percepção de que escolhas alimentares no dia a dia impactam na vida como um todo, pessoal e profissional. No ambiente corporativo, o investimento é na saúde e também na carreira: Redução do cansaço, sistema imunológico reforçado, aumento da capacidade de concentração e criatividade são alguns benefícios.

Ofereça opções mais saudáveis para os colaboradores

Não basta falar, é preciso fazer. Neste aspecto observamos que muitas pessoas deixam de se alimentar bem porque nunca investiram em experimentar alimentos diferentes, ou seja, não comem determinado alimento porque nunca tiveram a oportunidade.

Portanto, criar o ambiente propício a isso é fundamental. Somente assim novos hábitos irão surgir. “Nunca comeu goiaba? Não seja por isso, aqui nós temos! ”

Incentive sempre a alimentação saudável

A constância é outro desafio. Não podemos esquecer de abordar sempre o assunto e promover ações constantes para que a proposta realmente faça parte da cultura da empresa.

“A proposta da frutaria é simples, mas tem grande relevância. Por definição, ambiente é o que nos envolve. E eu acredito que o ambiente que nos envolve é capaz de nos influenciar nas nossas escolhas, por conta do que está próximo e da oportunidade. Da mesma forma que um ambiente nos direciona para coisas de menor valor, podemos estar num ambiente em que tudo nos lembre coisas boas. Esse é o conceito da Frutaria Redeplan: criar um pequeno ambiente dentro da nossa empresa que a gente consiga associar a vida saudável. Esse é o objetivo. ”- destacou José Francisco, diretor da Redeplan.

Invista na Saúde corporativa

Uma atitude simples e pequena, mas que muda todo um ambiente corporativo. Talvez uma das inciativas mais eficazes para promover a saúde do ambiente profissional.

Funcionários mais saudáveis, dispostos e produtivos!

Gostou da ideia? Compartilhe!

E se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário.

Mande a sua mensagem para a gente: (24) 3348-1020!

Para comprar, alugar ou investir, a Redeplan te ajuda a decidir.

Vem pra Redeplan!

 

LEIA AINDA/LEIA MAIS/SAIBA MAIS: Redeplan participa da 6ª etapa da Corrida da Serra