Conheça a cidade que tem se destacado em turismo, infraestrutura e moradia no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Barra Mansa é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro.
A cidade foi, em épocas remotas, roteiro de tropas militares e ponto de parada de viajantes vindos de Minas Gerais, São Paulo e Goiás, o que levou seu desenvolvimento acelerado. O primeiro morador de Barra Mansa foi declarado como sendo Custódio Ferreira Leite, Barão de Aiuruoca. O Barão doou as primeiras terras onde foram concedidas aos que nelas se quisessem fixar.
Atualmente, a cidade de Barra Mansa tem como principal capital de giro o comércio e a mineração com o surgimento da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a ferrovia, passando por toda a sua extensão.
Como é viver em Barra Mansa?
Segundo a classificação liberada pela Consultoria Austing Rating, As Melhores Cidades do Brasil, Barra Mansa foi eleita, em 2015, a melhor cidade para se viver do Estado do Rio de Janeiro, na categoria de “Cidade de Médio Porte”. A cidade tem ótima estrutura nas áreas de saúde, educação, assistência social e meio ambiente. A cidade conta também com muitas ações sociais e de incentivo a boas práticas e cidadania.
Atrações da Cidade
Barra Mansa é uma cidade com mais de 126 anos de história, vinda da época das fazendas de café que hoje são lindos pontos turísticos, e que mostram a beleza rural que ainda é preservada pela cidade e aberta para visitas.
Venha conhecer os melhores pontos históricos que você precisar visitar:
- Jardim das Preguiças (Parque Centenário)
O parque faz parte do crescimento urbano e importância da cidade já no século XIX. Elaborado pelo August François Marie Glaziou (conhecido como paisagista do imperador), o local é conhecido por sua beleza, natureza e é claro preguiças que habitam no local.
Praça das Preguiças, como é conhecida pelos cidadãos de Barra Mansa.
- Palácio Barão de Guapi
O Palácio Barão de Guapi abriga hoje uma biblioteca com diversos livros e documentos da era do café fluminense. Antiga sede da Câmara Municipal, o prédio com sua fachada neoclássica evoca os tempos de esplendor da grandeza do café.
- Fazenda Bocaina
A fazenda da Bocaina fica entre Barra Mansa e Bananal, construída durante o século XIX. Ainda está em ótimo estado de conservação e aberta para visitações incluindo um “tour” sobre o ciclo do café, também são realizados muitos eventos, e principalmente, casamentos na fazenda.
Fazenda Bocaina – Barra Mansa/Bananal.
- Fazenda da Posse
A primeira construção da cidade foi fundada no século XVIII e serviu de marco de São Sebastião da Barra Mansa.
O casarão ainda se mantém restaurado e abriga hoje o centro de documentação histórica da cidade, e o Centro de Cultura Fazenda da Posse, que oferece oficinas de artes e exposições de artistas locais.
Fazenda da Posse – Barbará, Barra Mansa.
Conhecendo mais um pouco sobre todos os pontos turísticos, você conhece um pouco da história de Barra Mansa. Aliás, o que acha de conhecer um pouquinho dos imóveis disponíveis por lá e visitar?
Mande uma mensagem para: (24) 3348-1020.
Para comprar, alugar ou investir? A Redeplan te ajuda a decidir.
Vem pra Redeplan!
Leia também: Apartamentos Studios: Nova tendência no mercado imobiliário
- Artigo Anterior Opera: O novo empreendimento no Laranjal em Volta Redonda