23 de Dezembro, Dia do Vizinho. Uma data importante para nos lembrarmos das boas atitudes que devemos ter em relação aos nossos vizinhos.
Todos temos vizinho. Seja um ou mais. Esteja você morando em casa, apartamento, sítio ou qualquer outro lugar, mesmo que distante, ele está lá: seu vizinho. Uma relação que faz parte do nosso dia a dia, mas nem sempre é tão simples como parece.
Nas cidades pequenas essa relação com a vizinhança geralmente é mais comum e mais fácil. Já nas grandes cidades, diversos fatores levam o distanciamento entre os vizinhos, como a insegurança e a correria da rotina. Esses motivos fazem o sentido de vizinhança se perder.
Que tal resgatar isso? Ainda mais a o Dia do vizinho sendo tão próximo do natal… uma excelente oportunidade para cuidar dessa relação e lembrarmos das boas atitudes que podemos ter.
Dicas para manter a Boa Relação com a Vizinhança:
Existem muitas formas de contribuir para uma convivência melhor. Cultivar essa relação vai além dos hábitos de educação como cumprimentos nos corredores, elevadores ou ruas.
Respeite as Regras
As regras podem variar: casa, apartamento… mas elas existem. E devem ser respeitadas. Portanto, conheça as normas de convivência e respeite. Regras de silêncio, sobre vagas de garagem ou mesmo sobre o armazenamento de materiais em locais comuns. Aliás, participe das reuniões de condomínio. Esteja e seja presente. Dê sua opinião e sugestão, proponha alterações para ajudar a manter a ordem. De maneira educada, fugindo das confusões, mas se colocando à disposição também nestes momentos.
Essa é uma relação de deveres e direitos entre pessoas que compartilham o mesmo espaço.
Cuide da Limpeza
Viver num ambiente limpo faz toda a diferença. Aliás, esse ponto pode inclusive afetar no humor da vizinhança. A gente sabe: limpeza influencia no bem-estar.
Sujeira e lixo atraem bichos, pragas e trazem uma sensação de desleixo. E podem ainda colocar em risco a saúde dos moradores e pets. Portanto, cuide da limpeza junto com seus vizinhos. Da sua casa ou apartamento, e dos arredores, seja a rua ou o prédio.
- Não deixe restos de comida expostos;
- Armazene o lixo da forma certa;
- Tampe as lixeiras;
- Mantenha o espaço dedetizado e informe a vizinhança sobre o procedimento.
Seja Gentil e educado com seus vizinhos
Regra básica: educação. Não custa, mas muita gente ignora esse ponto. Porém, ser gentil e educado com o outro auxiliará na boa convivência. Mantenha-se disposto a ajudar. Seja simpático e cordial. Não significa ser amigo, mas se isso acontecer, melhor ainda. De qualquer forma, faça de tudo para manter o clima tranquilo e agradável. E para isso:
Exercite a Paciência
Cuide para a raiva não dominar em situações de estresse. Os conflitos vão existir, mas mantenha o controle e procure exercitar a paciência com aquele vizinho mais “difícil”.
Por fim, valorize sua vizinhança, que está ao seu redor. Seus vizinhos podem muito te ajudar. Muitos são a sua:
Rede de Apoio
“Vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente. ” Cora Coralina
A frase traz uma reflexão sobre a importância dos vizinhos na nossa vida. Infelizmente, com os dias cada vez mais corridos, não valorizamos essa relação como deveríamos. O contato não é tão próximo como antigamente.
Mas não podemos negar: os vizinhos podem ser uma verdadeira rede de apoio, mesmo que não sejam amigos próximos. Eles cuidam uns dos outros. Pelo menos, deveria ser assim.
Aliás, você é um bom vizinho?
Que tal um teste para avaliar se você é um vizinho nota 10? Vamos lá!
Teste: Você é um Bom Vizinho?
Para cada item marcado no checklist, adicione um ponto e veja o resultado abaixo:
- Contribui para a segurança de todos, verificando se portas e portões estão fechados de forma correta?
- Não joga nenhum material ou água pelas janelas, prejudicando quem está nos andares inferiores?
- Respeita o silêncio? Marque um ponto se você não faz barulho após às 22h e, mesmo no horário permitido, utiliza o bom senso para não incomodar os vizinhos com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal.
- Transporta compras, animais de estimação e materiais de construção sempre pelo elevador de serviço?
- Armazena seu lixo em local e horário apropriado?
- Limpa a sujeira do seu pet quando ele está nas áreas comuns do seu condomínio?
- Transporta compras, animais de estimação e materiais de construção sempre pelo elevador de serviço?
- Trata todos com cordialidade, cumprimentando quando encontra com demais moradores nos elevadores, hall e demais áreas do condomínio?
- Estaciona seu veículo corretamente, de forma que não atrapalhe as vagas dos demais?
- Comunica com antecedência aos vizinhos sobre qualquer obra que realiza em sua residência?
- Evita fumar nas áreas comuns do seu condomínio, bem como nas janelas e sacadas de sua residência?
Resultado
- De 0 a 3 pontos: você precisa se esforçar mais para ser um bom vizinho! Lembre-se dos seus direitos e deveres ao viver em comunidade!
- De 3 a 7 pontos: você tem se esforçado, mas pode melhorar suas atitudes em relação às pessoas que vivem ao seu redor.
- De 8 a 10: Parabéns! Você é um vizinho exemplar! Continue colaborando para a boa convivência e a harmonia do ambiente que você vive!
E se quiser melhorar essa relação, aproveite a data! Faça a política da boa vizinhança e cultive a boa convivência. Mantenha este hábito através de uma mensagem de gratidão, seja pelo whatsapp ou numa carta física na caixa de correio. Prepare um bolo ou outra comida para presenteá-lo. Aproveite o clima natalino! Que tal uma ceia entre os vizinhos amigos, ou um amigo secreto? Ou mesmo uma pequena celebração para confraternizar. Cultive a harmonia, seja no dia do vizinho ou em qualquer outra data.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe este post nas redes sociais ou envie para aquele super vizinho!
- Artigo Anterior Morar em um apartamento no Retiro é a melhor escolha para você!