A compra do imóvel próprio é um momento importante na vida de uma pessoa e deve ser feita com cuidado para evitar arrependimentos no futuro. Por isso, se você está pensando em comprar seu apartamento em um futuro breve, veja o que deve ser discutido com o seu corretor.
Nesse texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre organização do orçamento financeiro, o que analisar ao visitar um apartamento, formas de financiamento disponíveis no mercado e muito mais. Confira!
1. Orçamento familiar
A primeira ação a ser feita por quem deseja comprar um apartamento é definir o quanto pode ser gasto para que você procure apartamentos para visitar que estejam dentro do seu orçamento.
A melhor forma de se preparar para uma compra de valor tão alto é desenvolvendo um planejamento financeiro. Assim você consegue se organizar para realizar a compra sem comprometer a sua qualidade de vida.
2. Quantidade de cômodos
Depois de calcular o valor máximo que você pode investir no apartamento, é hora de procurar por aqueles que atendam às suas necessidades.
A quantidade de cômodos no imóvel envolve o planejamento familiar. Por exemplo, para um casal que pretende ter filhos no futuro, o ideal é procurar um apartamento com mais de um quarto, para que não seja preciso se mudar com a chegada do bebê.
3. Infraestrutura
De modo geral, a infraestrutura do prédio garante maior qualidade de vida a você além de permitir que você se divirta sem preocupação. Alguns empreendimentos oferecem infraestrutura completa como academia, salão de festas, piscina, quadras poliesportivas e muito mais.
Todos eles valorizam o prédio como um todo e ainda facilitam a vida do morador. É muito mais fácil e barato malhar no próprio prédio, por exemplo, que pagar uma mensalidade extra de academia, sem contar o tempo perdido com deslocamento.
4. Localização e vizinhança
A localização do apartamento deve ser escolhida de acordo com o estilo de vida do morador. As pessoas que preferem um local tranquilo devem procurar por apartamentos mais afastados do centro e vice versa.
Se preferir, faça uma simulação entre o trajeto do seu trabalho até o apartamento, pois esse tempo também deve ser levado em consideração, caso seja importante para você.
Verifique se existe algum plano de crescimento para a região próxima ao apartamento, se tem transporte público e se a vizinhança possui escolas, padarias, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos necessários no dia a dia.
Vista
Outro ponto que pode gerar algum desconforto é a vista do apartamento. Algumas pessoas, por exemplo, não gostam de ter sua janela do quarto virada para a quadra do condomínio, com a justificativa de diminuir sua privacidade, enquanto outras pessoas não se importam.
5. Segurança
A segurança é fundamental para garantir a tranquilidade do morador, por isso alguns empreendimentos investem na segurança do condomínio como um todo.
Verifique se o apartamento possui medidas como portaria 24h, sistema de câmeras instaladas pelo condomínio, se existe algum protocolo de entrada de estranhos nos prédios, entre outras.
Todas as ações ajudam a aumentar a segurança de todos os moradores do prédio.
6. Custos extras de condomínio
Para que o prédio esteja sempre em boas condições, muitas das vezes um síndico é eleito para representar todos os moradores. Ele mantém tudo em ordem e em boas condições de uso. Fique atento ao valor de condomínio do prédio para você não ser pego desprevenido e comprometer a sua renda.
Além dos custos extras, conheça também as regras de condomínio. Verifique se existe alguma regra sobre possuir animais nos apartamentos, como funciona a participação em assembléias e outras coisas parecidas.
7.Ventilação e insolação
Ao comprar um apartamento na planta, é necessário verificar o posicionamento do apartamento em relação ao Sol e o andar. Geralmente os apartamentos localizados em andares superiores são mais arejados, possuem uma vista mais livre e por isso pode ter um preço diferenciado.
Já os apartamentos voltados para o norte recebem uma incidência solar maior durante o dia e por isso são mais iluminados. Por conta disso, eles também podem ser mais valorizados.
Isso não significa, entretanto, que são as únicas qualidades que devem ser avaliadas na compra do apartamento. A escolha do andar e do posicionamento na planta pode ser prioridade para algumas pessoas e para outras não.
8. Acabamento da obra
Em apartamentos novos, verifique todos os detalhes de acabamentos: pisos, pedras, pintura, paredes, tudo. Inclusive, o caimento de água nos banheiros e o nivelamento do piso nos outros cômodos.
Por mais exagerado que pareça ser, esses cuidados evitam dores de cabeça no futuro.
9. Credibilidade da construtora
Fazer uma pesquisa sobre o histórico da construtora é importância para se assegurar da entrega e qualidade do imóvel. Por isso, a Redeplan é uma imobiliária que se preocupa em fazer essa pesquisa e só vende apartamentos de construtoras que passam por sua avaliação de controle de qualidade.
Outra forma de realizar essa pesquisa é, se for possível, visitando construções entregues pela construtora para verificar como é a qualidade de entrega, conversar e tirar dúvidas com pessoas que já compraram da construtora para minimizar a chance de comprar com empresas fraudulentas.
10. Formas de pagamento
Depois de ter escolhido o seu apartamento e analisado todas as dicas acima procure ver quais as formas de pagamento estão disponíveis para aquele empreendimento.
Caso possua o valor total do apartamento, é possível abrir uma negociação e conseguir um desconto à vista. Outra forma de pagamento utilizada é o financiamento por algum banco.
Diante de tantos itens importantes, a busca pelo apartamento pode se tornar longa e demorada. Para diminuir o tempo de procura do imóvel ideal, busque por uma imobiliária de confiança, com corretores dispostos a te ajudar e que apresente os apartamentos perfeitos para você! Comprar seu apartamento é um momento único e por isso deve ser feito com muita atenção e com pessoas que entendam sobre o assunto.
A Redeplan possui mais de 20 anos de experiência e está disposta a te ajudar! Entre em contato conosco e conheça os nossos empreendimentos.
- Artigo Anterior O momento é agora! Compre sua casa própria no início do ano!
- Próximo Artigo Inovação no Mercado Imobiliário: Conheça o Tostes ON!