Contrato assinado? Chave em mãos? Maravilha! Só que há mais uma etapa a ser concluída, até dizer o tão esperado “lar, doce lar”: A mudança. Não tem como negar que essa é uma tarefa desgastante. Mas com organização, tudo pode ser um pouco mais fácil!
Listamos algumas dicas que vão te ajudar a saber por onde e como começar. Mas de antemão, é válido considerar que você vai precisar colocar a mão na massa com antecedência. Além disso, seja para um imóvel alugado ou para a tão sonhada casa própria, a mudança é um evento e merece ser curtido, mesmo que exija praticidade.
Então vamos lá!

1- Programe o transporte
Bom, como todo evento, a gente precisa começar a planejar o que vai acontecer lá na frente. Se possível, um mês antes de realizar a mudança, saiba como seus pertences serão transportados. E uma dica muito importante é: não opte por “dar um jeitinho”.
Desde a primeira busca por frete, avalie a empresa como um todo, a disponibilidade de funcionários que farão a desmontagem/montagem e confira as recomendações das pessoas próximas. Para esse tipo de prestação de serviços, saber como foi a experiência de outros clientes é fundamental.
Entre em contato com empresas, faça orçamentos e avalie a que atende melhor sua necessidade. É necessário prezar pela eficiência, e você certamente não vai querer ter dor de cabeça com frete nesse momento. Mesmo que o custo de uma que te agradou for mais alto que as demais, faça um esforço, tente negociar, mas não corra o risco de sofrer prejuízos.
2- Como vou embalar os objetos?

Se você não tiver o hábito de reservar caixas de papelão para casos de necessidade, como esse, chegou a hora de pedir! Não se limite aos familiares e amigos, vá a lojas, farmácias e supermercados que possam te fornecer. Vale lembrar que você precisará também de fitas adesivas, plástico bolha ou jornal para embalar os objetos.
Etiquetas e identificação nas caixas também são válidas para alertar sobre a fragilidade do que está sendo transportado. Desenhe setas indicando se algum lado deve ficar para cima, por exemplo. E para facilitar o seu lado mesmo, escreva o que há em cada caixa e para que cômodo ela irá.
Se for levar algum armário sem desmontar, você pode optar por embalar ele todo com plástico, com o que estiver dentro. Você gastará bastante material, mas será um tanto prático para resolver essa etapa.
Mas vale uma observação: deixe para lacrar as caixas faltando poucos dias da mudança, para caso precise de algo antes do grande dia.


3- Desapegue!

A mudança pode ser um ótimo momento para você deixar o passado de vez para trás. Algumas coisas que você não usa e não te fazem falta no dia a dia, roupas que não servem, e acumulações devem ser repensadas. Aproveite para fazer doações ou descartar o que é de fato lixo.
4- Roupas nas malas

Leve suas roupas em malas e, se possível, no seu carro ou no carro de quem for te ajudar. É a melhor forma de acomodar suas roupas e deixará espaço no caminhão para o restante. Vale usar embalagens também para suas peças, principalmente aquelas fora de estação. Transportar os calçados e objetos pessoais, assim como em viagens, também será mais prático. E se você não tiver malas suficientes, não pense duas vezes para pedir emprestado.
5- Atenção para a geladeira

Para não ter correria, dê uma atenção especial à geladeira há poucos dias da mudança. Ela precisará ser transportada sem gelo e, obviamente, vazia. Portanto, faça o descongelamento e deixe ela seca para o dia da mudança.
6- Tire fotos das instalações

Seja você ou outra pessoa que cuidará da parte de reinstalar a televisão, computador e outros aparelhos, tire fotos de como os fios estão instalados! E mais do que isso: mantenha os backups dos arquivos em dia.
7- Solicite a transferência de endereço

Dedique um dia a rever tudo o que você precisa transferir para o novo endereço, como serviços de TV a cabo, internet, luz, assinaturas, contas e correspondências em geral.
8- Separe um kit sobrevivência

O dia em que chegar na casa nova, será um misto de felicidade, alívio e cansaço! Então, prepare-se também para a chegada. Separe, de um jeito mais acessível, os principais utensílios domésticos para a quantidade de pessoas, como talheres, pratos e copos, papel higiênico, sabão etc. E garanta o básico na dispensa, não esqueça da água!


9- Objetos de valor vão com você

Para não ter preocupação, pegue os objetos de valor, que sejam menores, e coloque em uma caixa que será transportada por você. Identifique para sua própria organização, escreva “vai no carro”, por exemplo.
10- Horários para mudança

Tanto no lugar onde você mora quanto para onde você vai, em caso de condomínios, é essencial saber se há horários para realizar mudanças. Entre em contato com o síndico ou algum responsável e mesmo que não for necessário, faça essa comunicação com ambos. E também verifique outras medidas de organização nos condomínios e como são as regras.
11- Leve tapetes e cortinas limpos

Avalie as condições dos tapetes e cortinas e tente transportar tudo já bem limpo, para você não ter esse estresse enquanto está organizando a casa nova. Cobertores, edredons e o que mais achar necessário também merecem chegar em condições de uso.

12- Peça ajuda ou contrate uma pessoa

Você vai precisar de um apoio para organizar a casa nova. Se tiver bastante gente da família e amigos que estejam disponíveis, ótimo. Caso contrário, contrate alguém que faça serviços domésticos, caso não tenha uma diarista. Você pode pôr a mão na massa já no dia, para pelo menos deixar o básico para sua acomodação arrumado, como a cama, geladeira e afins.
Esse é um check list básico para te ajudar na mudança, mas cada realidade tem suas particularidades. O importante é começar o processo com o máximo de antecedência possível, anotar tudo o que tem para ser feito, além de marcar o que já foi concluído para se organizar!