Cada vez mais, a luz natural tem se tornado presente nos projetos de construção civil, porque além de ajudar a compor decorações mais revigorantes e confortáveis, contribuir com a sustentabilidade, reduzir os custos de energia elétrica, a luz do dia ajuda a trazer ao espaço mais cor e, aos visitantes ou moradores, bem estar e conforto.  

É muito importante considerar a iluminação natural na hora de planejar os ambientes da sua casa, isso porque, por mais iluminado que seja um ambiente, nada substitui o bom uso da iluminação natural, que permite trazer vida a qualquer projeto de arquitetura. O Sol deve ser sempre convidado a entrar nos espaços, seja para iluminar, deixar seus ambientes mais bonitos ou economizar.

Se você ainda não sabe como otimizar o uso dessa luz dentro de casa, do ambiente comercial ou do espaço corporativo, conheça algumas dicas práticas e funcionais para descobrir como aproveitar a luz natural para criar um ambiente único!

 

  • Fachadas

As fachadas são a forma mais básica de aproveitamento máximo da luz natural na arquitetura, porque, além de ajudarem a criar um ar mais fresco, principalmente em prédios muito altos, elas são uma ótima forma de entrar em contato com a natureza, mesmo em espaços predominantemente urbanos. Podem ser pequenas, apenas para entrada de ventilação e iluminação, ou maiores, que permitem a instalação de mesas, poltronas, plantas, redes, entre outros.

As fachadas envidraçadas, por exemplo, permitem uma grande entrada de luz. Além de ser sinônimo de modernidade e sofisticação, o vidro é um ótimo aliado para permitir a entrada de iluminação nos ambientes, protegendo o seu interior. Seja para portas, janelas ou fachadas, os vidros devem estar protegidos com películas que não alterem a sua aparência e que impeçam a penetração de raios ultravioletas. Por isso, escolha bem o tipo certo de vidro.

 

  • Iluminação zenital

A iluminação zenital é a iluminação natural que vem de cima, é uma modalidade de cobertura transparente, que permite a iluminação natural dentro das residências.  Telhados transparentes, por exemplo, são usadas principalmente em áreas semiabertas e em locais em que a iluminação elétrica não é tão eficaz.

Também pode ser usado a iluminação zenital em coberturas transparentes, claraboias e poços de luz. As coberturas transparentes podem ser atingidas com telhas e materiais de policarbonato e são recomendadas para áreas de deck, piscinas térmicas e jardins de inverno. Por sua vez, as claraboias de vidro são instaladas em aberturas mais estreitas, preferencialmente em tetos com vãos ou de madeira.

 

  • Posicione móveis de leitura perto das entradas de luz natural

Se você passa algum tempo em casa lendo, trabalhando ou estudando, com certeza vai precisar de iluminação adequada para realizar as atividades. A melhor opção, é claro, é a luz natural. Para isso, é necessário montar os cômodos de forma inteligente, aproveitando mais as entradas de iluminação solar. Os móveis, como mesas, bancadas e escrivaninhas podem ficar posicionados perto das janelas, de forma que você possa contar mais com a luz natural do que com a sua luminária artificial. Se o seu canto de leitura dispõe de um sofá ou poltrona confortável, a dica do posicionamento também vale.

 

  • Espelhos

Outro truque inteligente e que funciona muito bem é adicionar espelhos na decoração dos ambientes. Essa é uma boa alternativa para otimizar a iluminação interna da casa, além de causar a sensação de amplitude do espaço. Quando colocados de forma estratégica, os espelhos refletem muito bem a luz natural. Experimente colocar um em frente a uma janela, por exemplo. O resultado é ótimo e você, com certeza, vai se sentir bem confortável no espaço ampliado e mais iluminado.

 

Agora que você já percorreu alguns materiais e projetos de iluminação natural, preste a atenção nestas dicas:

  •  verifique onde a luz vai bater;
  • calcule a incidência solar e o posicionamento dos móveis;
  • avalie as condições de calor, percurso do Sol e ventilação nos ambientes;
  • veja se há a necessidade de obter uma aprovação para sua construção ou reforma;
  • mantenha os vidros limpos

 

Os benefícios da luz natural são inúmeros, além do conforto visual que a iluminação natural produz, – já que a luz do sol deixa o ambiente mais agradável, gerando bem-estar, – ela também é benéfica a nossa saúde. É comprovado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias moderadas de sol, ao ter contato com a luz natural, o corpo produz vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Sem contar, claro, na economia de energia elétrica.

Agora é só explorar as diversas formas de iluminar naturalmente e contribuir para a saúde e bem-estar que os ambientes podem proporcionar.