Você se planejou, pesquisou, visitou á várias opções imóveis e, por fim, realizou a compra ou aluguel da sua nova moradia. Ou, talvez, ainda esteja no processo e pensando em seguir por esse caminho. E agora, o que fazer?

Se mudar para um novo imóvel envolve mais do que a mudança, existem fatores importantes a serem considerados e claro, alguns desafios.

Se você já realizou a compra ou assinou ao contrato de aluguel da sua nova moradia, provavelmente, deve estar ansiando pelo dia da mudança. Toda mudança pode se tornar uma tarefa árdua e, nesse caso, até um pouco chata. A bagunça e a dificuldade em encontrar os pertences são os pontos que mais causam tormenta. Todavia, ir para um lugar novo é sempre algo animador, a mudança de ares e oportunidade de construir laços com novas pessoas da nova vizinhança são experiências que valem a pena o cansaço.

O mais importante é considerar que a principal etapa da mudança acontece exatamente antes dela: na organização. Com técnicas simples e alguns pequenos passos é possível passar por esse processo sem estresse ou traumas.

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, um bom planejamento pode se tornar o seu melhor amigo. Para isso, é necessário estabelecer prazos e dividir as tarefas entre os membros da família, delegar responsabilidades e dividi-las para todo mundo deixa tudo mais fácil.

Tarefas como: contratar uma empresa de mudanças ou conseguir a ajuda de amigos no transporte dos itens, avisar parentes e amigos sobre a mudança, a melhor forma de embalar todos os objetos, transporte de animais e plantas, futuras instalações, estar por dentro das regras do novo condomínio – se esse for o caso, se atentar aos gastos para não fugir do orçamento, troca de endereço para futuras cobranças e taxas de mudança são imprescindíveis e devem constar no planejamento.

Nessas horas também é possível contar com apoio de uma imobiliária na busca pelo imóvel ideal, o que te poupa tempo e trabalho. Um bom corretor irá te mostrar imóveis que estejam de acordo das suas expectativas e, claro, do seu bolso, além de facilitar a negociação com o proprietário e até mesmo aconselhá-lo sobre a dinâmica atualizada do mercado imobiliário.

Mas, caso você ainda esteja no processo de querer se mudar, pode ter encontrado alguns obstáculos no meio do caminho que dificultem o fim desse processo como dificuldade em se desapegar – mesmo tendo vontade de fazê-lo, auto sabotagem em não querer realizar mudanças, iniciar e não conseguir concluir os processos de mudança, entre outros. Afinal, abandonar um endereço é virar uma página da nossa história a fim de recomeçá-la em outro lugar, por isso pode parecer um processo difícil e doloroso. Mudar de casa é, de certa forma, uma mudança de vida que mexe com a rotina e modifica alguns velhos hábitos. Mas, entre as caixas, caixotes, móveis, malas e tantos cacarecos pode estar a grande oportunidade de renovação. Olhando por esse ângulo é possível ver que uma mudança pode ser muito positiva para toda família, e não necessariamente ser sinônimo de transtorno ou caos. E quanto ao cansaço da mudança e do planejamento: bom o que algumas horas a mais de sono não é capaz de mudar, não é mesmo?

Não é apenas o trabalho físico que pode ser assustador na hora de mudar de casa, mas todo o processo, desde as providências mais burocráticas até o aspecto emocional, principalmente no que diz respeito ao desapego. A mudança para um novo apartamento representa muito mais que uma troca de ambiente.

Mas, esse não precisa ser um momento de desespero e grandes preocupações. Embora as expectativas sejam altas e o estresse talvez bata na sua porta, é possível se organizar, economizar tempo e dinheiro e ainda facilitar o trabalho. Para isso é preciso simplificar a mudança e acreditar no seu potencial de realiza-la.

Seja para um apartamento grande ou pequeno, um condomínio espaçoso com área de lazer ou limitado, seja para uma casa nova e reformada ou que ainda precise de alguns ajustes, não faz diferença. O mais importante é fazer a sua mudança acontecer e, fazer dela um momento transformador, para no fim curtir o seu novo lar da melhor maneira possível.