Renove-se!

Começo de ano é sempre igual: o orçamento fica apertado graças às contas como IPVA, material escolar das crianças e parcelas gordas dos gastos com presentes de Natal. Mas, ao mesmo tempo, bate aquela vontade de rever antigos hábitos e renovar a casa. Conversamos com Marcelo Rosenbaum, que revelou sacadas fáceis para transformar a decoração em épocas financeiramente complicadas. Veja as dicas do designer e mãos à obra. 

Mude os móveis de lugar
Comprar peças de mobiliário novas requer um planejamento. Se você não consegue esperar, uma boa saída para revigorar um ambiente é trocar móveis de lugar. “Mudar os quadros é uma opção”, diz Rosenbaum. Vale, também, levar peças de um ambiente para o outro: a chaise que está há tempos no quarto pode dar um frescor a mais na sala.

 

Cara de praia
“Junte cacarecos que vieram da sua viagem para o litoral, amarre em um pedaço de sisal e faça um móbile”, sugere Rosenbaum. Conchinhas, pedaços de madeira e outros objetos podem compor um acessório divertido e trazer o ar praiano para dentro de casa. “Podemos chamá-lo de ´memória das férias´”, completa.

 

Novas cores
Essa dica é das boas: mude as capas das almofadas do seu sofá. Você pode encomendar novas ou, se quiser economizar ainda mais, comprar o tecido e pedir o auxílio da costureira. “Opte por tecidos vibrantes e coloridos”, diz o designer. Apesar de simples, o impacto visual é grande. 

Novos usos
Em vez de adquirir diferentes objetos, que tal trazer à tona coisas que estão guardadas, sem uso? Aquela canga diferente pode ganhar moldura e decorar uma das paredes do corredor, por exemplo. O mesmo vale para um lenço comprado em uma viagem especial, mas que não combina mais com o seu estilo de se vestir.


Geral no jardim

Não importa se o seu jardim é grande e fica do lado de fora ou é composto apenas por alguns vasinhos, dentro de casa mesmo. Aproveite os dias mais longos de verão para mexer nessas plantas. Você pode decorar o seu criado-mudo, por exemplo, com uma flor colhida por você. 

 

Fonte: Casa e Jardim