Redeplan Imóveis

Separamos algumas dicas para você se divertir no tempo livre!

 

Férias! Finalmente um tempo de descanso, aguardado por muitos. Aqueles dias de folga, sem preocupação com prazos e trabalhos. Apenas em como aproveitar bem o tempo livre.

Mas quando as férias são em casa? O que fazer nos dias de descanso curtindo o seu lar? Muitas famílias se programam para este período, outras deixam para avaliar em cima da hora. Por economia, descanso, ou por pura falta de programação, muita gente aproveita os dias de férias em casa. O que fazer então?

Para te ajudar, listamos algumas atividades para serem realizadas em casa durante as férias e evitar o tédio.

Confira a seleção e monte seu roteiro curtindo seu lar, doce lar.

 

  1. Descanse

Antes de qualquer coisa, descanse. Tire os primeiros dias de folga para realmente descansar. Sabemos que o descanso pode vir de diversas formas, como: curtir o ócio, dormir, apreciar a sua companhia sem fazer absolutamente nada, descansando a mente e o corpo. Aquela relaxada que vai te ajudar a apreciar as demais atividades.

Desconecte a mente, acione o modo off-line e relaxe em casa. Aliás, estar no conforto do seu lar pode ajudar nesse momento. Permita-se, em alguns dias, não incluir horário para acordar, fazer as atividades mais lentamente. Sem pressa, sem prazo, apenas por prazer. Aquele banho demorado, dormir até mais tarde… são muitas opções de descanso para corpo e mente.

Aliás, segue o texto. Temos muitas outras dicas!

 

  1. Organize seu tempo

Energia minimamente recarregada, é hora de planejar. Sim, mesmo em casa é preciso ter uma organização do que fazer para trazer a sensação de um tempo bem aproveitado durante este período. E em casa, esse planejamento é ainda mais necessário. E para o renovo ser completo, confira mais dicas:

 

Saiba mais: Home office: conciliando trabalho e moradia #DescomplicaRedeplan

 

  1. Leia

O hábito da leitura é excelente, mas sabemos que, com a rotina diária, nem sempre conseguimos mantê-lo. Portanto, aproveitar os dias de férias pode ser o ideal para cultivar ou criar este novo hábito. Aproveite as férias para tirar da estante aquele livro que sempre quis ler e não conseguiu.

Separe um ou mais livros que você gostaria de ler nas férias, ou mesmo, finalize a leitura que começou e abandonou. Aquela leitura por prazer. Nada de assuntos técnicos ou profissionais. Utilize esse momento para se distrair e estimular a mente. Uma leitura leve e divertida. Para quem prefere, existem ainda os livros digitais. Uma opção é a leitura no tablete, celular ou computador. Na dúvida, peça indicação de boas leituras.

 

  1. Exercite-se

Preferencialmente ao ar livre. Uma caminhada, corrida, aeróbico ou musculação. Sozinho ou acompanhado. Este pode ser um excelente momento para curtir a sua companhia ou de um amigo, e colocar o papo em dia.

Se quiser, abra espaço na sala de casa e a transforme numa academia, no seu espaço para buscar o corpo saudável. E mais: coloque a família toda para participar!

 

Mulher praticando yoga em sua casa, fortalecendo um hábito saudável.

 

  1. Pratique seu esporte favorito

Se preferir, a atividade física pode ser seu esporte favorito, qual é? Tênis, natação, futebol, vôlei? O esporte movimenta o corpo, traz diversão e libera o estresse. 150 minutos semanais são suficientes. E você ainda mata a saudade daquele bom e velho esporte que abandonou na adolescência.

Realizar atividade física, seja praticando seu esporte preferido ou qualquer outra atividade, melhora o sono, o funcionamento do metabolismo, o convívio social… além de reduzir o estresse e colaborar para manter o peso ideal. É a tal da endorfina e serotonina que entram em ação. E isso fará com que seus dias de férias sejam muito mais ativos e saudáveis.

 

  1. Medite

Cuidou do corpo? Hora de cuidar da mente. Sabemos que existem muitas maneiras de fazer isso, e meditar é uma delas. Uma técnica milenar muito conhecida e simples. Basta fechar os olhos e buscar se desconectar de tudo. Num cantinho da casa, em silencio, faça isso uma ou mais vezes ao dia.

Se mora com alguém e precisa desses minutos de paz e sossego, informe que gostaria de não ser interrompido. Afinal, o tempo pode ser curto, mas precisa ser de qualidade. Relaxe a mente de verdade.

 

  1. Durma

Já falamos um pouco sobre isso, mas não custa reforçar: durma! Quem sabe após a meditação não role um bom e renovador sono. Por que não? Aquele descanso no meio da tarde. Um tempo que você não teria se estivesse trabalhando. Deite, feche as cortinas e durma! Por pouco ou muito tempo, mas permita-se este momento de sono profundo. Sem hora para despertar. Existem muitas formas de descansar, e uma das melhores é, sem dúvida, dormir!

 

  1. Assista a um filme

Sono reparador em dia? Que tal um bom filme ou série? Opções não faltam! Coloque em dia os filmes e séries que estão na sua lista de desejos. Pipoca na mão, é hora de maratonar! Tenha um tempo de qualidade com você ou com alguém.

 

  1. Cozinhe

Para muitos, cozinhar é uma terapia. Seja para você, para a família ou amigos, reserve um tempo para cuidar da alimentação e das relações através de um bom prato. Café, almoço, janta… os amantes da cozinha colocam o coração no que fazem! Das receitas mais simples as mais complexas, este é um tempo precioso para dedicar durante as férias. Escolher o menu, os ingredientes, pensar na receita e no preparo. Avental a postos, é hora diversão. Ah, só tem uma questão: não esqueça de lavar a louça!

 

  1. Aprenda um novo hobbie

Cozinhar pode ser um deles. Mas existem muitos outros: tocar um instrumento, pintar, fotografar, etc. fazer algo que você nunca fez é extremamente prazeroso. E o processo de aprendizagem pode começar justamente nas férias, afinal, com mais tempo, você se dedica mais a algo que sempre quis aprender. Isso fomenta a criatividade e traz tantos outros benefícios. Você voltará outra pessoa para o trabalho após as férias. E com um novo hobbie. Está sem ideia qual novo hobbie arriscar? Segue a dica:

  • Aprender a tocar um instrumento musical;
  • Começar uma coleção de objetos;
  • Iniciar uma prática esportiva;
  • Praticar jardinagem;
  • Desenhar ou pintar;
  • Fazer artesanato;
  • Fotografar;
  • Cozinhar;
  • Costurar.

 

  1. Limpe a casa

Lembrou da louça lavada após cozinhar? Pois então. Talvez não essa, mas outras atividades cuidando da sua casa podem ser bem prazerosas. Durante as férias, que tal aproveitar o tempo livre para dar aquela faxina no guarda-roupas? Ou no armário da cozinha, no quarto dos filhos? Muitas coisas se acumulam justamente porque não temos tempo para cuidar e organizar. Aproveite o momento e cuide mais da sua casa. Organize, limpe, avalie o que precisa sair do lugar e dar lugar a itens novos. Faça doações!

 

Homem organiza roupas em sua lavanderia com o auxílio de um sugador.

 

  1. Realize um trabalho voluntário

Falando em doação, entramos agora neste tópico aqui. Você pode aproveitar os dias de descanso do trabalho para realizar um novo tipo de trabalho, o voluntário. Ajude quem precise. Isso fará bem ao outro e a você. Tenho certeza que trará um renovo para mente e coração.

 

  1. Fique mais com a Família

Ter seu tempo sozinho é bom, mas vamos combinar que estar bem acompanhado também é tudo de bom! Da família então, nem se fala. Portanto, separe um tempo para curtir quem você mais ama e criar lindas memórias. Sem celular ou outra distração. Dedique um tempo de qualidade com seus pais, cônjuges, filhos. Compartilhe com eles os melhores momentos e se possível, registre alguns deles. Reveja as fotos e vídeos e sinta como este tempo é precioso! Que tal um “acampamento” dentro de casa? A famosa cabaninha com as crianças sempre faz sucesso. Ou mesmo uma tarde jogado no sofá assistindo aquele filme da família. São muitas opções para fazer deste momento, especial, e unir ainda mais a família.

 

  1. Faça metas para o pós férias

Trace suas expectativas e sonhos após o retorno das suas férias. De cabeça descansada, é hora de refletir sobre o que valeu a pena neste período e o que você quer manter e retirar da vida depois deste período “sabático”. Pense nos objetivos a curto e a longo prazo. Anote num papel e revisite sempre que possível.

 

  1. Faça um curso

Mente um pouco descansada? Que tal aproveitar o tempo livre em casa para fazer aquele curso que sempre quis e não priorizava por falta de tempo? Isso pode ajudar, inclusive, a garantir uma promoção sonhada no trabalho. Atualize-se, busque cursos que vão agregar a sua área, ou mesmo aqueles por puro prazer, por que não? Um curso de jardinagem, gastronomia… e até mesmo curso voltado para outra área profissional, caso você esteja repensando a sua área de atuação no mercado de trabalho. Conhecimento nunca é demais! Se existe tempo para isso, não desperdice! Na internet há uma série de possibilidades, que se adaptam aos dias e horários mais convenientes.

 

  1. Aprenda um novo idioma

E falando em curso, aprender um novo idioma está na sua lista de desejo? Durante as férias pode ser uma opção. Existem muitas opções, inclusive online.

 

Mãe e filha conversando com outro familiar pelo celular em uma videochamada.

 

  1. Faça uma videochamada com quem mora longe

Dia corrido trabalhando? Não deu tempo de ligar para aquele amigo ou familiar que mora longe? Esqueceu de dar os parabéns? Férias! Não tem mais desculpa! Aliás, é hora de se desculpar. Faça valer o tempo livre e compense a ausência. Uma longa ligação de vídeo para matar a saudade e se reaproximar de quem você ama. Coloque o assunto em dia e quem sabe, programe um encontro presencial.

 

  1. Chame os amigos para sua casa

Aliás, que tal enviar o convite para o seu amigo que mora longe (ou perto) te visitar? Tomar aquele café, um almoço ou jantar. Bater papo e ficar próximo dos familiares e amigos, sem sair do conforto da sua casa. Se quiser, encomende um lanche, para evitar de assumir a cozinha. Mas se estiver disposto, coloque o hobbie de cozinhar em ação. E curta cada momento sem preocupação! Melhor ainda se o amigo estiver de férias também, né?

 

  1. Aproveite sua área de lazer

Mora em apartamento e nunca tem tempo para aproveitar a piscina, sauna, churrasqueira? Ou tem um quintal em casa, piscina, rede, varanda… mas a correria do dia a dia não permite curtir esse espaço? Férias, chegou o seu momento! Aquele churrasquinho, descanso na rede, banho de piscina, tomar um sol… sozinho, com a família ou amigos! Aproveite seu espaço!

 

  1. Faça pequenos reparos em casa

Aquelas pequenas obras que nunca são priorizadas. A torneira que não funciona mais tão bem, a pia que entope, o rodapé solto, a porta rangendo… reparos que todo imóvel precisa ter! e geralmente quando são simples, a tendência é deixar pra depois. E o depois pode ser durante as férias! Cuide do lugar que você mora! Para muitos, essa pode ser uma excelente distração. Se não saber como fazer, pesquise na internet, peça ajuda de alguém e mão na massa! Claro que, dependendo do reparo, chame um profissional e evite dor de cabeça durante as férias.

 

Saiba mais: Dicas para decorar a sua casa

 

  1. Mude a decoração

Quem nunca mudou um móvel de lugar? Arrasta a cama pra cá, o sofá pra lá e pronto! Temos um quarto e uma sala novos! Se a obra não é a sua praia, se arrisque como decorador. Ou até mesmo pintar uma parede. Mude a cor, os itens de decoração e renove seu lar! Existem muitas maneiras de transformar uma ambiente:

  • Investir em novos objetos de decoração, como quadros, almofadas
  • Investir em fotografias
  • Nova iluminação;
  • Decoração de nichos ou prateleiras;
  • Mudar a cor de paredes;
  • Trocar móveis.

 

Seguindo algumas destas dicas, seu tempo de férias em casa, pode ser muito melhor aproveitado!

 

E se quiser curtir um novo lar, Vem pra Redeplan! A gente tem o imóvel ideal para você!

Para comprar, alugar ou investir, a Redeplan te ajuda a decidir!